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Formatamos o seu negócio

O que é Formatação de Franquias

Fazer sua empresa virar um modelo que pode ser replicado é um grande passo e, ao mesmo tempo, um desafio complexo e que necessita de ajuda especializada. Para isso, existe o que chamamos de “Formatação de Franquias”.

O franchising é um canal de distribuição que exige uma série de estudos para verificação de sua viabilidade e uma dose extra de responsabilidade, uma vez que lida com capital de terceiros, que para a maioria dos empreendedores pode representar as economias de toda uma vida. É por isso que o processo de formatação de franquias precisa ser bem estruturado afinal, a expansão por meio do sistema de franquias envolve uma série de etapas que precisam ser cumpridas para que a empresa esteja realmente preparada para expandir pelo sistema de franquias.

Fundamentalmente o franchising representa a concessão do direito de uso de marca e transmissão de know how, ou seja, todo o conhecimento adquirido pelo empresário e que vai ajudar o franqueado a ter sucesso com sua unidade franqueada, e o processo de formatação de franquias se baseia exatamente no que o modelo precisa entregar para ambas as partes. Um modelo de sucesso para o franqueado e ganho em escala para a franqueadora.

Porém, até chegar ao ponto de assinatura de um contrato de franquia, é importante a realização de estudos aprofundados. O pré-requisito é ter um negócio de sucesso.

Ou seja, um negócio no qual o empresário já tem domínio da operação, tem processos bem definidos, é rentável, tem reconhecimento do seu consumidor, boa reputação no mercado, e ainda, o desejo de expandir.

O processo de formatação de franquias é realizado a partir do estudo das características do que se propõe a ser replicado, pretendendo se chegar a um modelo de sucesso para o franqueado e ganho em escala para a franqueadora.

Como Fazemos Formatação de Franquias

Tudo começa com um Plano Estratégico de Expansão que contempla diversas etapas e no qual serão analisadas as estratégias que melhor se aplicam ao modelo, ao perfil e ao tamanho da sua empresa. Veja alguns exemplos:

● Uma marca consolidada;

● Processos padronizados;

● Infraestrutura operacional e tecnológica;

● Recursos humanos capacitados

● Potencial para expandir por meio de franquias;

Estudos de Viabilidade e Franqueabilidade de Franquias

Uma das etapas mais importantes do processo de formatação de franquias é um estudo completo sobre a viabilidade econômica e financeira da empresa e que deve ser desenvolvido para embasar tecnicamente o empresário sobre o futuro a curto, médio e longo prazo, que contempla:

● Estudo de Franqueabilidade que analisa a viabilidade da aplicação do sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos produtos.

● Estudo amplo que avalia o potencial dos mercados alvo e a rentabilidade do negócio para os futuros franqueados e para a franqueadora.

● Verificação por meio de análises complexas qual o potencial de lucratividade do negócio, tempo de retorno do investimento e capacidade financeira que será exigida do franqueado.

● Viabilidade do ponto de vista financeiro tanto da franqueadora quanto do franqueado.

Mapeamento dos Mercados Potenciais e Plano de Expansão de Franquias

A expansão em si também leva em conta diversos fatores, que devem convergir para um Plano de Expansão consistente de franquias em que são levantados, por meio de ferramentas mercadológicas, os municípios com melhor potencial para expansão do negócio.

É feito um cruzamento do perfil do negócio com o perfil da região e consumo da população. De acordo com as particularidades, outros fatores são levados em consideração para levantar o potencial para implantar franquias nas diversas regiões do País.

Importante levar em conta também:

● Começar o processo de expansão em regiões próximas à sede da franqueadora, dessa forma, o suporte às unidades franqueadas se torna mais rápido e menos custoso;

● Dar suporte rápido à unidade franqueada é fundamental para que ela comece operando dentro do padrão desejado;

● Traçar objetivos claros de projeções para cada unidade franqueada;

Elaboração dos Instrumentos Jurídicos para a Formatação de Franquias


A parte Elaboração dos instrumentos jurídicos necessários para a formalização da relação do franqueador com o franqueado, tudo de acordo com a Lei 13966 (nova lei do sistema de franquias promulgada em dezembro de 2019) que regulamenta o sistema de franquias no Brasil.

A elaboração dos instrumentos jurídicos é uma etapa fundamental e que precisa ser feita por advogado especialista no setor, devido a sua importância em todo o processo de formatação de franquias. São nesses documentos que são formalizadas as relações no franchising e delimitação das responsabilidades entre as partes.

Mapeamento dos Processos e Manuais de Operação e Gestão para Franquias


O franqueado, ao entrar numa rede de franquia, espera receber instrumentos e ferramentas que o ajudarão na gestão da franquia. Os manuais da franquia têm essa função, além de tangibilizar a transferência de know-how que é responsabilidade do franqueador. Além dos manuais que são entregues ao franqueado que contemplam:

● Manual de Operação: que ensina ao franqueado a operação, desde a abertura da unidade até o fechamento;

● Manual de Marketing e Relacionamento: que apoia na definição dos padrões da marca e sua aplicação, além de direcionar a estruturação do marketing local para geração de negócios para a unidade;

● Manual de Administração e Finanças: que dá todas as ferramentas necessárias para que o franqueado não erre na gestão financeira;

● Manual de Atendimento e Vendas: que ensina ao franqueado e equipe os padrões de atendimento e relacionamento com os clientes para manutenção dos padrões da marca;

● Manual de Implantação: que apoia em todas as etapas pré-inauguração da franquia;

• E, não menos importante, o Manual da Franqueadora: que dá todas as diretrizes para a equipe da franqueadora se organizar e prestar o suporte necessário à rede.

Definição do Perfil do Franqueado Ideal

Um ponto fundamental para o início da expansão é a definição do perfil do franqueado ideal para operar o negócio. Para que o franqueador tenha em sua rede franqueados comprometidos e geradores de resultados, ferramentas com fundamentos científicos são utilizadas.

Os pré-requisitos vão além da capacidade financeira para investir.
Eles contemplam:

● Afinidade com o segmento;

● Experiência no setor;

● Capacidade de seguir regras

Importante ressaltar que não há um perfil de franqueado ideal para todas as redes, mas cada rede tem que definir o seu perfil de candidato ideal.

Não vale a pena no primeiro momento da expansão trazer para a rede franqueados que não estão dentro do perfil desejado, pois isso pode acabar significando problemas futuros. As vezes os franqueadores iniciantes, na ânsia de vender, são mais flexíveis na adequação do franqueado ao perfil do negócio e isso pode comprometer todo o sucesso da expansão.

A ideia não é vender franquias, mas sim, selecionar os melhores candidatos para operar o negócio. E essa visão muda tudo.

Definição e Ajuda na Estruturação e Implantação da Empresa Franqueadora

A empresa franqueadora (pessoa jurídica e estrutura societária), a estrutura organizacional e de pessoal, cargos e atribuições, serão também definidos nesta etapa do trabalho. A implantação da franqueadora é toda orientada pelos consultores alocados no projeto, de forma que a empresa inicie com segurança o processo de expansão.

A empresa franqueadora deve ser estruturada de forma que possa oferecer o suporte necessário para que os franqueados cumpram suas atividades e obtenham os resultados projetados.

Temos Agência de Marketing  

● Fazemos sua empresa ser mais vista e atrair mais Clientes.

● Com anúncios que prendem a atenção do seu público, páginas que convertem e gestão de mídia paga de alto desempenho.

● Treinamos o seu time comercial e até fazemos o papel dele

● Gerimos seu orçamento de Marketing

● Alocamos um expert que distribui seu orçamento de marketing em ações que geram mais ROI.

● Desenvolvemos estratégias para que seu cliente volte mais vezes e compre mais.

● Desenvolvemos dashboards para que você acompanhe os principais KPI’s de evolução do projeto em tempo real, e de qualquer lugar.

● Somos Especialistas em Tráfego Pago, Redes Sociais, SEO, Inbound, CRM e Planejamento Digital.

EQUIPE DE EXPANSÃO

Temos uma equipe de expansão treinados para vender seu negócio

1) Equipe de marketing

Você poderia criar a primeira máquina de movimento perpétuo do mundo – no entanto, a menos que você tenha uma equipe de marketing especializada para divulgar a notícia, o produto não fará sucesso.

O papel de uma equipe de marketing é promover seus produtos/serviços desenvolvendo estratégias para alcançar, atrair e converter clientes. O marketing usa diversos canais, como publicidade, mídia social e criação de conteúdo para aumentar a conscientização, gerar leads e, por fim, impulsionar as vendas para a empresa.

Funções principais a serem preenchidas: estrategistas de marketing, criadores de conteúdo e profissionais de marketing digital

2) Equipe de vendas

Uma equipe de vendas fantástica é essencial para a geração de receita. Eles trabalham com a equipe de marketing para identificar leads em potencial e, em seguida, trabalham esses leads por meio de um pipeline para se tornarem clientes.

Desde o contato inicial até o fechamento do negócio, sua equipe de vendas deve ser atenciosa, precisa e perfeitamente sintonizada com as necessidades e pontos fracos dos clientes em potencial. Se a sua empresa planeja expandir-se para novos países, considere estabelecer equipes de vendas internacionais que entendam os consumidores locais. Funções principais a serem preenchidas: representantes de vendas, gerentes de contas e especialistas em operações de vendas.

3) Equipe de sucesso do cliente

Embora alguns usem “suporte ao cliente” e “sucesso do cliente” de forma intercambiável, há uma distinção importante entre os dois. Embora as equipes de suporte ao cliente tendam a ser reativas em sua comunicação com os clientes – gerenciando frustrações, respondendo a dúvidas e solucionando problemas – um sucesso do cliente a equipe é proativa. Eles antecipam as necessidades dos clientes, capacitam-nos a aproveitar ao máximo o produto/serviço e oferecem suporte personalizado para criar relacionamentos de longo prazo.

Enquanto suas equipes de marketing e vendas são a base gêmea da aquisição de clientes, uma equipe qualificada de sucesso do cliente impulsiona a retenção de clientes, preparando sua empresa para uma prosperidade prolongada.

4) Equipe de Operações

Acima de toda a organização está a equipe de operações, responsável pela eficiência operacional de alto nível de diversas equipes. Eles agilizam os fluxos de trabalho, garantem a alocação eficaz de recursos, organizam a produção e coordenam a logística, garantindo, em última análise, que a empresa cumpra suas obrigações dentro dos prazos.

Se a organização for uma máquina, você pode pensar na equipe de operações como a mecânica, garantindo que tudo funcione perfeitamente. O recrutamento e a integração são particularmente críticos na seleção de funções operacionais, uma vez que a equipe de operações deve ter um conhecimento profundo do funcionamento interno da sua organização. Ou seja, seja metódico na hora de contratar e treinar os cargos abaixo.

Funções principais a serem preenchidas: gerentes de operações, coordenadores de logística e especialistas em melhoria de processos

5) Equipe de Implantação

Temos uma equipe de Implantação que estará com você desde os primeiros passos auxiliando na Implantação da sua unidade.

1. Pesquisa do mercado local
2. Definição do ponto comercial
3. Treinamento do franqueado
4. Marketing para inauguração e atração
5. Orientação para gestão da franquia

O papel do franqueado na implantação

No processo de implantação de uma franquia, o franqueado desempenha um papel crucial. Sua participação ativa e comprometida é vital para o sucesso inicial do empreendimento.

Inicialmente, o franqueado deve absorver e aplicar as diretrizes fornecidas pela franqueadora de forma eficiente. Além disso, é fundamental engajar a equipe local, garantir a compreensão e aderência aos padrões estabelecidos.

A comunicação transparente com a franqueadora, reportando desafios e sugerindo melhorias, contribui para um processo de implantação mais suave. Por fim, a atuação proativa e alinhada do franqueado é essencial para estabelecer uma base sólida na fase inicial da franquia.

Qual a importância de uma boa implantação da franquia?

A correta implantação de uma franquia é fundamental para o êxito do negócio. Inicialmente, estabelecer uma base sólida assegura a conformidade com os padrões da marca, preservando sua identidade.

Uma implementação eficaz minimiza riscos, garante a consistência operacional e a qualidade dos serviços desde o início. Além disso, contribui para a rápida integração no mercado local e fortalece a reputação da franquia.

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